terça-feira, 22 de maio de 2012
Acao responsavel
AÇÃO RESPONSÁVEL
Quando lemos uma mensagem, na grande maioria, nos detemos ao significado que define as palavras. Esquecemos de ler as entrelinhas. Deus nos fala por parábolas para nos exercitar a prática da leitura sem raciocínio lógico; para que estudemos com a mente livre de pré-julgamentos ou conceitos. É preciso sentí-los com o coração, com a sabedoria da alma. Palavras possuem definições próprias, podem nos cegar e conduzir a entendimentos que melhor nos convém.
Agir de forma responsável na lei dos homens é responder por seus atos com base nas regras da sociedade. Agir de forma responsável na lei de Deus é compreender o outro por sua beleza interior; é ser capaz de praticar o amor de forma verdadeira, gratuita; é ser capaz de adimirar a beleza da natureza e com ela aprender, porque ela não nos cobra, ao contrário, nos ensina através da simplicidade.
Para uma ação responsável são necessárias mudanças; reformas íntimas; conhecer-se e reconhecer-se; perceber suas limitações e não as dos outros; é saber chegar e partir; nascer e renascer; sonhar e executar.
O respeito, a compaixão, a indulgência, o perdão e a vontade de fazer o bem nos levam à ações responsáveis.
Quando o homem entender e adimirar as belezas criadas por Deus e deixar que toda sua simplicidade e sabedoria penetrem em seu coração, encarará a derrota e a perda como trampolins para a transformação; se tornará responsável por conduzir a grande mensagem: o amor libertador; o amor que eleva, edifica; o amor incondicional.
Vemos o mundo através de uma janela que necessita ser limpa todos os dias para que a clareza da luz da verdade chegue até nós.
Perdemos constantemente a chance de abraçar o momento presente, porque nos ocupamos com as criticas e culpas externas. Esquecemos de direcionar nossa atenção para valorizar o que vem do interior. Focamos no que está errado e com isso perdemos tempo para viver o agora e transformar o amanhã.
Vivemos focados no que nos falta, no que nos machuca, no que queremos para o amanhã, no que sofremos no passado. E o hoje? O que fazemos para tornar nosso dia mais bonito? Que tipo de ação responsável somos capazes de realizar? Que tipo de ação responsável exigimos do outro? Sentimos culpa e culpamos para encontrar nosso lugar no mundo.
Voltar ao passado ou planejar o futuro não nos faz responsáveis pelo agora. Depositamos no futuro a responsabilidade da satisfação e felicidade plena; depositamos
no passado a responsabilidade de nossas ações irresponsáveis e frustradas.
A felicidade está no agora, no hoje, no que podemos modificar em nosso interior. A
perda é momentânea; perder abre caminho para novas vitórias.
A dor traz aprendizado; é necessária para descobrirmos o que nos faz feliz.
Cair é levantar.
A derrota nos permite recomeçar.
Qualidades e defeitos são como o sol e a chuva. São necessários. Essenciais para
os olhos que os vêem, para os corações que os compreendem. Qualidades são de Deus.
Defeitos são do homem.
Ações responsáveis surgem com as mudanças. As mudanças começam em nós, sem culpismos ou desculpismos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário